Prezado (a) Cliente;

É um enorme prazer tê-lo conosco!

O site foi idealizado para que o fluxo de informações seja realizado de forma clara e rápida, permitindo aos nossos parceiros avaliar suas rotinas, evitando o surgimento de passivo trabalhista pela inobservância de normas procedimentais.

Atualmente, o Direito do Trabalho é um dos ramos mais complexos do Direito e que mais geram problemas para as empresas, sendo responsável pelo insucesso de muitas delas. A inobservância das disposições legais, que regem as relações entre empregados e empregadores, podem comprometer suas operações, impactar no seu planejamento orçamentário e prejudicar o crescimento a médio e longo prazo.

Portanto, a advocacia preventiva – com identificação das falhas de procedimentais – com base na legislação, é de suma importância ao empresário.

O primeiro passo é a correção das rotinas trabalhistas, com a implantação de formulários padrões para que – a mera inobservância formal da legislação – não gere prejuízos.

Abaixo, seguem alguns formulários para serem implementados e/ou corrigidos pelo Setor de Recursos Humanos. Logicamente, sugestões serão sempre bem vindas, na formação do processo e na regularização de rotinas, dado a especificidade do negócio e, sobretudo, na análise dos procedimentos já implantados e que vem apresentado êxito.

Logicamente, a lista não é exaustiva podendo serem criados novos formulários, conforme a especificidade do negócio. 

Questionamentos recorrentes encaminhados pelas empresas são: é necessário modificar procedimento administrativo, rotinas e operacionalização dos formulários já realizados?  Não! Entretanto, a revisão dos procedimentos é fundamental. 

Portanto, peço que avaliem os formulários existentes para que diante de eventual divergência de informações sejam encaminhadas para análise. 

As dúvidas procedimentais, a partir da presente data, poderão ser sanadas por telefone. Entretanto, todas deverão ser devidamente formalizadas por e-mail para conferência e acompanhamento e, se necessário, emissão de parecer.

  • Carta de Preposição;
  • Carta de Referência;
  • Critérios para admissão de atestados médicos;
  • Controle de Férias;
  • Documento para Escala de folga;
  • Documentos para elaboração de Defesa Judicial;
  • Documentos necessários a Saúde e Segurança do Trabalhador;
  • Documentos necessários
  • Documentos para fiscalização;
  • Formulário auxílio-família;
  • Formulário de benefícios concedidos;
  • Formulário comunicado de férias;
  • Formulário Ocorrência ponto;
  • Formulário Concessão de Celular;
  • Formulário Concessão de Computador;
  • Formulário de Férias;
  • Formulário de Uniforme concedido;
  • Formulário de Ponto; 
  • Formulário Ponto Manual;
  • Formulário de Sigilo;
  • Formulário – Mapeando a empresa;
  • Formulário de Vale-Transporte;
  • Formulário de Advertência;
  • Formulário de Suspensão;
  • Formulário de Justa Causa;
  • Formulário de Pedido de Demissão;
  • Formulário de Dispensa imotivada;
  • Formulário de Ordem de Serviço;
  • Formulário de Aviso Prévio;
  • Formulário de benefício;
  • Formulário cesta básica;
  • Formulário de Checklist de Documentos para Contratação;
  •  Formulário de Recibo de entrega e devolução de carteira de trabalho;
  •  Formulário de Solicitação de Pagamento de Autônomo;
  •  Formulário de Controle de Benefícios;
  • Formulário Controle de Periódicos;
  • Controle de cartões;
  •  Formulário de Controle de horas extras;
  •  Formulário Individual de Compensação de horas extras;
  •  Formulário e critérios para admissão de Atestado Médico
  •  Formulário de Declaração do INSS;
  •  Formulário de Abertura de Conta;
  •  Formulário de Ficha Admissional;
  •  Formulário de Cessão de Equipamento;
  • Formulário de Ocorrência;
  •  Formulário de Declaração de dependentes para Imposto de Renda;
  •  Modelo de Contrato de Prestação de Serviços para fornecedores e terceirizados (documento a ser adaptado ao caso concreto);
  •  Modelo de Contrato de Estágio;
  •  Modelo de Contrato de Experiência;
  •  Modelo de Contrato Individual de Trabalho;
  •  Modelo de Contrato Temporário;
  •  Modelo de Procuração;
  •  Manual de Recursos Humanos (documento a ser adequado conforme especificidades da empresa);
  •  Modelo de Regimento Interno (documento a ser adaptado, conforme especificidades do negócio); 
  •  Normalização para admissão de atestado médico;
  •  Organização de Documentos dos Funcionários;
  •  Controle de documentos para fiscalização;

DICAS IMPORTANTES:

Assim, para o bom andamento do processo, resumimos os principais pontos que o cliente deve ter em mente:

  1. A definição de tarefas e procedimentos é de suma importância ao seu negócio;
  2. Aconselhamos a formação de um calendário mensal de rotinas administrativas;
  3. Os formulários acima disciplinados poderão sofrer alterações, dado as especificidades do negócio;
  4. Os sistemas operacionais contábeis apresentam formulários diferentes, tratando do mesmo assunto, o que não demanda correções; 
  5. A lista de formulários, conforme mencionado alhures, não é exaustiva, devendo ser realizado uma análise das rotinas trabalhistas para cada caso concreto;
  6. Os formulários implantados pela contabilidade poderão ser adotados, desde que compatíveis com a reforma.